Na Semana da Pátria, o Davi estava aprendendo, na escola, sobre o significado de ser brasileiro. A atividade incluia os símbolos do nosso país: a bandeira e o Hino. A Mamãe, durante o jantar, querendo puxar um papo com o Davi, perguntou:
- Davi, por que você cantou o Hino do Brasil na escola hoje?
- Não sei! - Respondeu o Davi um pouco bravo - A Prof cantou: "eu te amo, meu Brasil... Eu te amo!" Mas eu não amo o Brasil. Eu não sou brasileiro.
- Como assim? Você não é brasileiro? - Quis saber mais a Mamãe.
- É! Mãe! - Disse o Davi - Eu sou do Grêmio, igual o Papai. Não do Brasil!
Parece que o Davi confundiu um pouco as coisas, não é mesmo?
O Brasil é nossa pátria.
As pessoas que nascem ou vivem aqui falam uma mesma língua, tem alguns costumes em comum e vivem de acordo com as mesmas leis.
O Grêmio é um time de futebol do Brasil. Precisa, como um time, obedecer as leis brasileiras.
Você pode ser gremista (colorado, corinthiano, flamenguista, etc) e brasileiro ao mesmo tempo.
Também existem muitas pessoas que nasceram em outros países e moram no Brasil ou brasileiros que moram em vários lugares do mundo. Essas pessoas são chamadas de estrangeiros. Estão longe de sua pátria: de sua terra natal.
A Bíblia nos ensina que nós somos estrangeiros nesse mundo. Como assim?
Isso quer dizer que a nossa Pátria, a nossa terra natal, é o céu de onde Jesus vai voltar e onde foi nos preparar um lugar.
Então, se eu acredito em Jesus como meu Salvador, já sou cidadão do céu, não preciso me preocupar com minha cidade, estado ou país?
Sermos cidadãos do céu não quer dizer que podemos "destruir" o mundo onde estamos ou vivermos isolados, como se fossêmos pessoas super especiais - andando só com a nossa torcida. Nem mesmo apontar o dedo para o erro dos outros, como quando teu time ganha e o rival perde.
A Palavra de Deus, também, nos ensina a sermos bons estrangeiros: orar pelo lugar em que vivemos; orar pelas autoridades e por seu governo; a cuidar bem do meio ambiente; preocupar-nos com o próximo;e a sempre fazer o trabalho para o qual Jesus nos enviou: falar do grande Amor de Deus para todos.
Deus nos diz que devemos ser bons estrangeiros, sem perder de vista a nossa Pátria Celeste, assim como o Davi, com ajuda da professora e da Mamãe, entendeu que ele pode ser brasileiro e torcer pelo Grêmio ao mesmo tempo.
Querido Jesus, obrigada por nosso país. Abençoa essa nação e seus governantes. Que nós, seus seguidores, possamos ser bons estrangeiros nesse mundo, levando muito mais pessoas a serem cidadãs do Céu. Em teu nome. Amém.
#pérolasdoDavi #pérolasgremistas #imortal #Grêmio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"EU NÃO CONSIGO PARAR!"
Davi gosta muito de tomates! Todos os dias, quanda a Mamãe coloca os tomates cortados na mesa, ele come todos, antes mesmo da oração. Hoje,...

-
Nessa época de Advento, a Mamãe faz com os guris uma contagem regressiva até o Natal: cada dia de dezembro temos uma atividade e um doce. E...
-
Um dia desses, antes de dormir, Davi orou assim: - Querido Jesus! Obrigado por este dia tão lindo! Eu te amo muito. Obrigado pela Terra e nã...
-
Outro dia, enquanto se preparava para dormir, Davi perguntou: - Mãe, no Brasil não tem escorpião, né? A Mamãe não disse nem que sim, nem que...
Pérolas do Davi!curto sempre.parabens pelo trabalho.importante registro
ResponderExcluir