Em um dia de muita chuva, a Mamãe pediu ao Davi que calçasse as botas de borracha para ir à escola, mas ele argumentou:
- A "Prof." disse que não pode ir de botas na escola.
A Mamãe achou estranho e falou que naquele dia não haveria problema, já que estava chovendo bastante. Mas, não teve acordo, o Davi repetiu:
- A "Prof" disse que não pode!
Para o Davi, o que a professora fala na escola é lei. Deve ser cumprido. Sem exceção.
Um comportamento normal durante a infância.
Podemos chamar isso de "respeito".
Deus nos deu um mandamento específico sobre isso: "Honrarás teu pai e tua mãe, para que vás bem e viva muito tempo sobre a terra."
"Honrar" pode ser uma palavra estranha para você. Ela também significa "valorizar", ou seja, dar valor a alguém.
E como fazemos isso?
Não desprezando nossos pais e superiores, ou os irritando. Mas devemos obedecê-los, amá-los e querer-lhes bem. (Essa é a explicação de Lutero).
E onde estão os professores nisso? O mandamento não fala de "pai e mãe"?
É verdade! Devemos honrar nossos pais, mas, ao falar "pai e mãe", Deus, também, inclui todos que são "autoridade" sobre nós: aí estão os professores, pastores, padres e até governantes.
Isso quer dizer que preciso obedecê-los mesmo quando eles fazem coisas erradas?
Não! Se seus pais (ou professor, pastor, padre, etc) os obrigam a fazer coisas que o machucam, tocam seu corpo em lugares íntimos, falam coisas ruins que te fazem sentir mal, vocês não devem obedecê-los, já que eles não seguem os caminhos de Jesus, ao contrário, eles mesmos não obedecem aos mandamentos de Deus.
Nesses casos, é sempre necessário buscar ajuda de um adulto que você confia.
Quando o Davi se recusou a ir de botas à escola, porque a "Prof." falou, ele a honrou, deu valor a palavra dela. E, além disso, ele demonstra respeito e amor por ela, todos os dias.
Assim, como o faz com seus avós, Dindos e com a Mamãe e o Papai.
Claro que ele não é perfeito e dá suas "escorregadas" e, quando faz alguma "travessura" na escola, a "Prof" sempre o corrige em amor.
Amiguinho, infelizmente, hoje, parece normal zombar, gritar e ofender os professores. Parece que eles estão na sala de aula para atender todas as nossas vontades e sempre aplaudir o que fazemos. Nunca nos corrigir.
Não é bem assim. Eles estão lá para nos ensinar a ler e a escrever, sobre matemática e ciências e, também, aperfeiçoam as boas maneiras que trazemos da nossa casa. Não é função deles nos ensinar a amar a Deus e a nosso próximo. Isso Deus deu como tarefa para o pai e a mãe.
Assim, não deixe de tratar seus professores e outras pessoas mais velhas com amor e respeito. Não fale palavras feias, não erga a voz, mesmo que você veja outro adulto fazendo. Dê valor ao seu professor, assim você estará mostrando o que seus pais lhe ensinaram e, acima de tudo, o Jesus que você ama.
Querido Jesus! Obrigado pelos professores que Você colocou na nossa vida. Ajuda-nos a dar a eles o devido valor, de acordo com a
tua vontade. Em teu nome. Amém.
P.S.: Na verdade,.a professora explicou que em dias quentes era melhor não usar botas de borracha, já que elas poderiam assar o pé. Apenas um mal entendido. Davi ainda usa suas botas para ir a escola!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"EU NÃO CONSIGO PARAR!"
Davi gosta muito de tomates! Todos os dias, quanda a Mamãe coloca os tomates cortados na mesa, ele come todos, antes mesmo da oração. Hoje,...

-
Nessa época de Advento, a Mamãe faz com os guris uma contagem regressiva até o Natal: cada dia de dezembro temos uma atividade e um doce. E...
-
Um dia desses, antes de dormir, Davi orou assim: - Querido Jesus! Obrigado por este dia tão lindo! Eu te amo muito. Obrigado pela Terra e nã...
-
Outro dia, enquanto se preparava para dormir, Davi perguntou: - Mãe, no Brasil não tem escorpião, né? A Mamãe não disse nem que sim, nem que...
Nenhum comentário:
Postar um comentário